Conheça mais sobre a história de Monte Mor

Hoje, dia 24 de março, a cidade de Monte Mor está completando 150 anos de história. E para homenagear esse município que acolheu tão bem um dos nossos projetos, separamos algumas informações para que você fique por dentro de tudo sobre ele. Confira!

Monte Mor, uma das principais cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), teve sua emancipação política-administrativa no dia 24 de março de 1871. Localizada estrategicamente no principal entroncamento intermodal do Estado de São Paulo, às margens da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), próximo às rodovias dos Bandeirantes, Anhanguera e Santos Dumont, a 17 quilômetros do Aeroporto Internacional de Viracopos e outros 17 quilômetros da ferrovia (Sumaré). Possui uma área territorial de 240,41 Km2, uma das maiores em extensão da RMC e conta com uma população estimada de 56.335 habitantes (IBGE/2016).

História

Muito tempo antes de o Brasil ser descoberto pelos portugueses, à área que compreende Monte Mor já era conhecida e habitada por índios da tribo Tupi-Guarani. Vestígios desta cultura, como fragmentos de cerâmica e material lítico (rochas e minerais) foram encontrados em escavações sistematicamente realizadas nos sítios Tapajós e Rage Maluf a partir de 1.971.

Fatores como a boa qualidade do solo e a água em abundância, através dos rios, ribeirões e córregos, contribuíram para atrair e fixar o homem neste local. Os primeiros a se fixarem, em razão destes fatores, foram os índios. Mais tarde, os cargueiros, vindos de Piracicaba, conduziam suas mercadorias agrícolas para serem comercializadas em centros maiores como São Paulo e Santos, encontravam nas terras de Monte Mor condições adequadas para o pouso.

Já no final do século XVIII, o Coronel Modesto Antônio Coelho Neto e o Alferes Luís Teixeira de Tolledo, receberam por sesmarias terras nesta região, estabeleceram-se aqui com suas famílias e escravos com o propósito de cultivá-las.

Em seguida, famílias vindas de Itu, Porto Feliz, passaram a adquirir suas propriedades, cultivando-as, tendo assim iniciado o primeiro desenvolvimento de Monte Mor. O núcleo urbano era pequeno com uma organização social incipiente. Como católicos fervorosos, em 1.820, as famílias Ferreira Alves, Bicudo de Aguirre e Aguirre Camargo, doaram terras para a construção e sustentação de uma Capela sob a invocação de Nossa Senhora do Patrocínio. Nesta época o local era denominado Capela Curada de Nossa Senhora do Patrocínio de Capivari de Cima.

Fundação

Por decreto de 16 de agosto de 1832, a antiga Capela Curada foi ereta em Freguesia com a denominação de Nossa Senhora do Patrocínio de Água Choca e por lei provincial da Assembleia Legislativa, a Freguesia foi elevada à categoria de Vila de Monte Mor em 24 de março de 1871, data essa que se comemora o aniversário da Cidade.

Até 1878, Monte Mor pertenceu ao Termo de Itu, desta época em diante passou ao termo de Capivari, através de solicitação da Câmara Municipal à Assembleia Provincial.

A instalação de indústrias nos últimos anos, facilitada ainda pelos múltiplos loteamentos de baixo custo, feitos a pagamento de longo prazo, intensificaram a migração de várias regiões para Monte Mor. O crescimento populacional acarretou também no desenvolvimento similar de vários outros aspectos.

Fonte: Prefeitura de Monte Mor